Na ultima Segunda Feira tive o privilégio de estar sentado na primeira fila da exibição para imprensa e convidados da montagem carioca de "Um Violinista no telhado" , espetáculo dirigido pelos letrados Charles Moeller e Claudio Botelho, estrelado por José Mayer em momento ímpar de sua carreira e pela excelente Soraya Ravenle e mais 60 artistas que fazem o musical acontecer.
A história se passa na cidade fictícia de Anatevka e narra as agruras de uma familia de camponeses Judeus muito pobres que vivem os conflitos do casal principal com as tramas amorosas de suas filhas e o interesse em realizar bons casamentos para elas, isso tudo no meio das diferenças culturais e religiosas envolvendo a comunidade e os Czares Cristãos Ortodoxos. Esse musical de Joseph Stein foi produzido na Broadway em 1964 , baseado em contos de Sholom Aleichem, com canções de Jerry Bock e Sheldon Harnick e ganhou uma nova roupagem em 2004 e no Cinema foi filmado uma versão em 1971.
A versão de Moeller e Botelho é impecável em sua realização técnica e artistica, tudo esta em seus devidos lugares no palco, a luz é magica o cenário é realista e convincente e os numeros musicais são dificeis porem executados com maestria pelo elenco afinado. A peça tem humor e tem amor, faz rir e faz chorar...José Mayer que lidera o elenco na pele do chefe de familia Tevys um humilde leiteiro está muito confortavel no papel em uma atuação brilhante e ele canta e dança com muita naturalidade longe da imagem de galã construida nas telenovelas, no palco Zé Mayer está um ator nato vivendo um momento unico na carreira, e ao seu lado a igualmente talentosa Soraya Ravenle brilha espontaneamente.
Espetáculo a parte, a noite foi recheada de convidados importantes, entre eles Ney LaTorraca e Renata Sorah, os casais Ricardo e Gisella Amaral, Roberto Justos e Ticiane Pinheiro, alem das simpáticas Totia Meireles, Alessandra Maestrini, Sofie Charlotte e Guilherme Fontes, Igor Cotrim, Max fercondinne e Alexandre Barilari, também as cantoras Elba Ramalho e Beth Carvalho que mesmo debilitada foi prestigiar...
Com certeza o Teatro Oi Casagrande tera lotação todos os dias de apresentações do musical, e a dupla infalivel Moeller&Botelho são as novas vedetes da cena teatral Carioca posto que eles ocupam com mérito após emplacar um sucesso atraz do outro, ganho para os Cariocas e ganho para Cultura Brasileira.