segunda-feira, 13 de junho de 2011

Onde tem fumaça... tem cigarro!!!

A Grande estrela francesa Catherine Deneuve passou pela cidade do Rio de Janeiro para participar do Festival Varilux de Cinema Francês onde apresentou o filme "Potiche" , porem sua passagem foi comentada em vários veiculos midiáticos não pelo seu trabalho e tão pouco pela sua presença mais que ilustre em solo tupiniquim, pois o que realmente chamou atenção foi o fato da atriz ter fumado deliberadamente sem fazer nenhuma reserva em meio a coletiva de imprensa!!! e o mais interessante é que a bela se surpreendeu com a repercussão de seu ato, visto por ela como corriqueiro na Europa... e não é de hoje que esse detalhe tão íntimo e pessoal tem abalado a imagem " politicamente correta" de inumeras pessoas públicas.
A Diva Francesa vem de uma época em que o cigarro era glamourizado pelo Cinema e fumar era muito mais que simplesmente um vício, era algo ligado ao poder, ao mistério e a imagem... é quase impossivel separar o cigarro de certos ícones criados pelos filmes antigos, tal qual os de Humphrey Bogart, Lauren Bacall e Betty Davis, astros que cheiravam a nicotina dentro e fora dos sets e faziam o coletivo embriagar-se pela névoa de fumaça nas cenas black&whitte de seus filmes noir' onde seus personagens instigavam e seduziam a cada baforada... afinal como imaginar uma Gilda sem um cigarro na mão???




E não foi somente nas remotas décadas de 40 e 50 que o cigarro era um artificio da sedução, nos recentes anos 90 estrelas como Madonna e Sharon Stone, os maiores simbolos sexuais dessa geração se valiam desse item para construirem suas personas de mulheres fatais, e quem não se lembra de Catherine Tramell desacatando o detetive Nick Curran em nome de um cigarro antes de dar a cruzada de pernas mais famosas da História do Cinema... eu entendo Miss Deneuve por ser ela uma mulher que bebeu nessa fonte diretamente, a fonte do glamour acima do tabagismo tabú.



Mas não se pode negar que em alguns casos vale a polêmica em torno de Celebridades e Cigarros, afinal é inegavel o quanto fumar é prejudicial a saúde e mesmo sendo um hobby ou vicio, pega muito mal por exemplo, fumantes como Ana Maria Braga que deu suas tragadas em publico praticamente em cima de sua  neta recem nascida ou Danielle Winits que fumou durante sua gravidez sem se preocupar com o filho ou com paparazzis e fuma seguidamente esteja onde estiver, o mesmo faz o papai Jonatas Faro cúmplice no mau exemplo da atriz, e teve outro caso que deu o que falar, Britney Spears fumando com o filho Sean por perto, vendeu muitas revistas e jornais mundo afora.



Outros que considero culpados por acender seus cigarretes por ai é o fenomeno Ronaldo Nazario, este por ser um esportista e a super Top Gisele Bundchen também pela carreira que escolheu, ambos internacionalmente populares servem de modelo de saúde, beleza e estilo de vida, deveriam tomar esse cuidado com a imagem, ele honrando os milhares de garotos que sonham ser um craque e ela pelos milhões embolsados posando como "a cara" de muitas marcas famosas...



Não sou contra fumantes e não julgo ninguem por fumar mas se tiver que escolher um lado nessa discussão, ficarei com o lado politicamente correto, afinal quero um mundo menos nicotinado, mas sem grandes repressões ou ditadura.

20 comentários:

  1. O Cigarro, já foi com certeza um sinal de status na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que mesmo com toda informação que dispomos hj em dia as pessoas teimam em por vontade própria antecipar sua morte.
    Gostei do Blog!
    =D

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post.
    gostei das imagem add tbm!
    http://etcmodaetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Alem de ser um habito nojento e fedido, também causa tantos males à saúde, não apenas dos fumantes ativos, quanto os passivos... Eca

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente o texto. Vale por um estudo quase sociológico sobre o tema.

    Lamentável que, enquanto a sociedade avança nas restrições ao uso do tabaco, alguns desantenados querem a descriminação de certas drogas ilegais, como a maconha. Um retrocesso.

    Parabéns pela corajosa postagem.

    ResponderExcluir
  6. Concordo!!

    http://azizefashion.blogspot.com/2011/06/mondays-music-shakira-rabiosa-ft.html

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lindo seu blog
    amei!!!

    tbm to seguindo voce :)
    Obrigada por comentar lá *-*
    Vou sempre visita-lo,amei mesmo

    Beijos,
    Feh

    http://clouds-of-cotton.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi! retribuindo a visita!
    Muito obrigada pelo 'bunitinho" no meu texto!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. o negocio que o cigarre sempre demonstra algum tipo de estatus

    ResponderExcluir
  10. Acho que o cigarro passa ser prejudicial quando outras pessoas são afetadas. Afora isso, quem fuma sabe muito bem quais são os riscos e o faz seguro de si.
    _____________________________
    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. isso é um mal capitalista, faz mal todos sabem, pq nao pribe a fabricação? por causa do "capetalismo" cruel e insano! fato. ótimo post estou seguindo...

    opinião>>www.jaylsonbatysta.blogspot.com
    poesias>>>www.simplesmentejaja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bem importante essa conscientização hein =D

    to seguindo, segue de volta?

    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bom?
    Adorei seu blog, perfeito!
    Parabéns!
    beijos,
    Raquel
    http://jornalkell.blogspot.com
    ^^

    ResponderExcluir
  14. Ótima análise!! O cigarro acaba com a vida de uma pessoa! É triste!!

    ResponderExcluir
  15. odeio o cigarro por tudo isso q o blog mostra e por mais rss eu seu alérgica a fumaça do cigarro. sinto o cheiro de longe e passo mal :S
    é um droga literalmente .

    ResponderExcluir
  16. Eu odeio cigarro, porque os fumantes falam tanto de respeitarem o direito deles de fumar, e o meu direito de não fumar fica onde? Sim, porque a gente acaba sendo fumante passivo dessa droga.

    ResponderExcluir
  17. ótimo texto. Tenho aversão ao cigarro, para mim, deveria ser dito como "droga" pois julgo eu ser tão prejudicial como crack/maconha/etc. Mas temos o livre arbítrio, mas acho que teve-se ter consciência do quão mal ele causa e não fumar perto de crianças principalmente... ou perto de pessoas..

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse post, criei comunas no orkut onde repudio esse vicio que só faz mal!

    ResponderExcluir