domingo, 26 de junho de 2011

Luzes, câmera...som!!!




O astro Tom Cruise que tem uma galeria de personagens interessantes como  Vampiro, Samurai, Guru, Espião ,Piloto entre outros vários acaba de entrar no set de seu novo longa "Rock of Ages" do DiretoAdam Shankman onde encarna o Roqueiro Stacee Jaxx, e para se transformar no personagem Tom alongou suas madeixas e pegou pesado na musculação tudo para arrasar na telinha com mais uma super caracterização. No Cinema muitos astros já brilharam nas telas soltando a voz e encarnando figuras da música geralmente em atuações brilhantes!!!



O Diretor Oliver Stone deu ao mundo e aos fãs do RocK o maravilhoso "The Doors" e o ator Val Kilmer incrivelmente recebeu o espirito de seu personagem, o lendário Jim Morrisson em uma atuação brilhante, foi esnobado pelo Oscar mas ganhou o coração daqueles que veneram a banda de 1965 que marcou uma geração inteira.

Jerry Lee Lewis colocava fogo na cena musical dos anos 50 e Dennis Quaid encarnou o pianista rocker em 1989 no longa de Jim McBride onde o interpretou desde a época em que tocava nas igrejas em sua juventude até estourar com o sucesso fenomenal de Great Balls of Fire.

O ator Daniel de Oliveira foi outro que encorporou o personagem o ídolo Nacional Cazuza no longa de Sandra Werneck de 2004 "Cazuza - O tempo não para", o jovem ator emocionou o Brasil com sua atuação convincente e sensível onde descreveu a trajetória do cantor em sua vida controversa, a carreira brilhante junto com o Barão Vermelho até o momento de sua morte vitima de Aids em 1990.
Janis Joplin foi outro meteoro da história do Rock e a atriz Bette Midler estreou no Cinema vivendo a maravilhosa cantora no longa "A Rosa" de Mark Rydell, a atriz ganhou o Globo de Ouro por sua atuação em filme Comédia/Musical e o filme concorreu ao Oscar naquele ano.
David Bowie é a personificação da androginia e da extravagancia do Rock and Roll dos anos 70/80 e no Cinema o Diretor Todd Haynes reuniu Jonathan Rhys Meyers e Ewan McGregor em uma trama fictícia onde abordava o universo Glam no longa Velvet Goldmine, os atores não encarnam os astros dessa era mas os números musicais são totalmente inspirados.
A dupla de atores Joaquim Phoenix e Reese Whiterspoon viveram em 2008 a vida da dupla Johnny&June no filme que leva o mesmo titulo no Brasil, ele no papel do cantor Johnny Cash foi indicado ao Oscar e inspirado pelo trabalho deu inicio a uma carreira musical, e ela levou a estatueta por encarnar June Carter em uma atuação apenas correta.

A atriz Angela Bassett viveu em 1993 a vida de uma das cantoras mais emblemáticas da  História do Rock, Tina Turner no longa "Tina"que narra a trajetória da cantora em seu casamento com seu produtor Ike Turner vivido por Laurence Fishburne e as agruras vivida pela estrela até o momento em que declara sua independência artística e pessoal, ambos indicados ao Oscar estão magníficos no filme que emociona.

Quem costumava assistir Sessão da Tarde nos anos 80 certamente deve ter assistido a embalada trajetória do cantor Ritchie Valens no sucesso La Bamba de 1987, o ator Lou Diamond Philips encarnou o jovem promissor que teve uma carreira breve interrompida pelo trágico acidente aéreo em 1959.

A Porto Riquenha Jennifer Lopez é hoje uma estrela do cenário musical mas a atriz pode agradecer o sucesso a sua estréia no Cinema no filme "Selena" onde viveu a cantora mexicana Selena Perez assassinada aos 23 anos de idade pela chefe de seu fã clube, o filme projetou J-lo ao estrelato em 1997 e a semelhança entre as duas é impressionante.

Outro que lucrou com o trabalho ligado a um astro da música foi Jamie Foxx no longa "Ray" de Taylor Hackford, onde levou para casa o Oscar de melhor ator de 2004 na pele de Ray Charles um dos maiores cantores de R&B americano em uma cinebiografia interessante.

Um dos cult movies mais celebrados no meio underground é o longa Sid and Nancy que conta a trajetória de sexo drogas e rock and roll do líder da banda inglesa Sex Pistols vivido no longa de 1986 por Gary Oldman que deu um show como o lendário Sid Vicious em meio a onda de fúria punk que tomou a cena da época até a morte prematura do casal.

O astro da música folk Bob Dylan também foi retratado no longa de Todd Haynes em 2007 e um elenco de seis atores se reuniu para interpretar momentos diversos da vida do cantor, Richard Gere, Christian Bale, Heath Ledger e Cate Blanchett foram as estrelas de peso que embarcaram no projeto.

17 comentários:

  1. Artistas maravilhosos, em ambos os sentidos: tando na música real, quanto em suas adaptações para o cinema! Adorei...

    Acho que de todos, para mim um dos melhores foi: Cazuza e The Doors, que os atores se entregaram tanto aos papeis, que chegou a parecer até que eram os próprios cantores a interpretar-se

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal, é sempre bom quando vemos um filme sobre um cantor ou ator que a gente gosta.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  3. Interessante como carreiras artísticas se cruzam.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  4. adorei...dizem que o val kilmer ficou meio lele depois de fazer o doors do oliver stone !

    ResponderExcluir
  5. Seguindo seu blog, se puder olhe e siga o meu também, obrigada! http://lifeflaviaandrade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog!
    Assisti boa parte dos filmes da lista (o The Doors de Oliver Stone está na minha lista par os próximos dias). Recentemente assisti o Control (Muito bom) que conta a trajetória de Ian Curtis e de sua banda o Joy Division o The Runnaways que narra a trgetória da banda homonima...
    Parabéns pelo ótimo Blog!!!!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista! Caprichada! Eu não sabia da atuação de Tom Cruise como astro do rock, nem da de Dennis Quaid. Olha, a encarnação de Jim Morrison, Cazuza e Ray Charles pelos respectivos artistas foi tão perfeita que as próprias genitoras os confundiriam... Beijos musicais e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. oi! muito interessante seu blog! adoro musica e cinema...

    dá uma passada lá no meu!
    http://tinyurl.com/3qwdqaj
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito boa a lista!Tinha coisas que eu nem imaginava existir!rs
    valeu pela dica, já to seguindo.

    ResponderExcluir
  10. Olá! tudo bem, primeiramente, muito obrigado pela visita em meu blog.
    Cara que show esse post, e realmente, eles conseguem achar pessoas que tem muita a ver com os personagens, eu vi esse do doors e realmente, muito bom!!!!
    parabens meus caro.
    Ah mais tarde tem post novo em meu blog ok?
    aparece lá...abraços e estou te seguindo tbm.

    ResponderExcluir
  11. Sid Vicious líder do Sex Pistols? De onde foi q vc tirou uma besteira dessas? O cara entrou na banda depois dela formada, era pau mandado tanto do Johnny Rotten qto do Malcolm McLaren.

    E esquecer de colocar o John C. Reilly como Dewey Cox moendo tudos esses filmes juntos no Walk Hard é foda.

    Assim como esquecer os filmes sobre a vida do Ian Curtis, ou o My Dinner With Jim, sobre o The Turtles.

    Ou o The Wonders.

    ResponderExcluir
  12. Ah! e o Chess Records, sobre o Muddy Waters e vários oitros bluezeiros.

    ResponderExcluir
  13. Oie. Lendo esse post me veio tantas recordações de filmes na mente..adoreii. :)

    ResponderExcluir
  14. RAPAZ... ALGUMAS INFORMAÇÕES PRECISAM SER REVISTAS. DÊ UMA ESTUDADA. MAS A POSTAGEM EM SI É ÓTIMA.

    TEM POSTAGEM NOVA NO BLOG. PASSA LÁ.

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Po val kilmer no papel de jim morrison arrasou. Fiquei impresionada. Meu conceito com relação a esse ator mudou dps de ter assistido esse filme. Show ! Tb tem um outro dele que eu esqueci o titulo que ele tb ta esculachando no papel de um cego.
    Esse filme em q a Betty Davis vive janes joplin eu nem sabia que existia, quero ve-lo. Tb não vi sid e nancy!! quero ver

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu sou louco para assistir esse filme Velvet Goldmine, mas nunca consegui achar ele pra baixar!
    Muito bom esse post, se quiser visitar meu blog

    http://atelierdangerprince.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. ameeeei o post
    jah vi alguns
    e são bem legais
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir